segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pin-ups e a deturpação do sentido.

Olá senhoritas, venho hoje com um assunto um tanto, intrigante. Se alguém dissesse, "fiz um ensaio de fotos ao estilo Pin-up". Eu garanto que nem você e nem a própria pessoa que fez o ensaio, falam pin-up no mesmo sentido que eu falo, ou penso ser. Não entenderam? Sigam meu raciocínio: O que hoje é entendido por pin-up, pode ser brevemente resumido (e generalizado), à uma modelo com o cabelo cortado de forma diferente (franja mais curtinha e preto, ou cachos loiros ao estilo Marilyn), um bom batom vermelho, uma roupa estilo retrô e as vezes até uma tatuagem, um piercing e por ai vai. E meu ponto é exatamente esse, se vocês pesquisarem sobre a história das pin-ups, saberão que: As primeiras pin-ups surgiram nos Estados Unidos em um período em que ocorria a Segunda Guerra Mundial (1941), e o principal motivo dessas produções sensuais, eram o incentivo para soldados americanos em campo, era tido como uma forma de marketing motivacional, muitas vezes incentivado pelo próprio governo. As imagens ou ilustrações geralmente saiam em revistas, jornais, cartões postais e calendários que seriam enviados para as tropas. Muitas vezes vinham acompanhadas de mensagens de incentivo para se alistarem, para terem orgulhos de serem americanos e inclusive para terem motivação de voltar pra casa a salvos. Algumas delas eram "Mal espero por sua volta", "Sempre vou está a sua espera", "Semper fi" (Termo de comprimento, utilizado por militares americanos, encurtado de "Semper Fidelis" ou Sempre fiel na nossa língua), entre outras. A expressão pin-up vem do ato de pendurar aquela imagem (em inglês "pin-up"). Então, senhoras e senhoritas, lembrem-se que antes de tudo, pin-ups era a imagem (sentido emocional) das mulheres que ficaram na América, as verdadeiras desperate housewifes, tentando seduzir e trazer seus homens sãos e salvos de volta para a paz do seu lar. Segue algumas imagens de verdadeiras obras pin-ups.



Os posters de pin-ups a seguir foram do periodo de guerra.














Alguns exemplos de pinturas em máquinas de guerra.


Modelos não necessariamente da época.












Em seguida um exemplo de como eram uteis os posters!


E em seguida uma grande influencia de todo esse movimento pin-up atingindo todo o mundo pop, inclusive os quadrinhos. Lembram-se da postagem sobre Heroínas? Bem, ai está um pouco da sensualidade da amazona Grega mais Americana da história.


Lição do dia: Lembrem-se que antes de um batom, uma tatoo, um vestido retrô e tudo isso. Nós homens, queremos pin-ups que nos queiram sãos e salvos, e nos tratem como heróis de guerra. Prova disso é que logo após o movimento pin-up e a guerra, veio a geração "Baby boomers". ( Não entendeu? Então google it! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...