segunda-feira, 4 de março de 2013

Resenha: As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky


Eu vi tantos blogs falando sobre o livro As Vantagens de Ser Invisível que fiquei com vontade de ler e resolvi comprar. Falei aqui no blog que eu não ia fazer resenha, porque já tem muuuitas resenhas dele por ai, MAS, depois de ler eu senti vontade de contar pra vocês o que eu achei, então quem não estiver afim de ler mais uma resenha deste livro, é só passar para o proximo post. Pronto, falei! =P


Bom, vamos lá! 
Logo quando eu comecei a ver propagandas de As vantagens de ser invisível por ai, eu não me interessei muito. Achava que era um livro mais voltado para "alto-ajuda", que não é o tipo de livro que me agrada muito. Mas, muitas e muitas pessoas me falaram sobre o livro e eu fiquei interessada. Fui e comprei. Quando eu abri o livro achei totalmente estranho, porque eu estava acostumada a livros com histórias que seguem livremente e um livro que é escrito todo em cartas me "assustou" um pouco.


Porem, depois de começar a ler, me apaixonei! A escrita do livro é feita de uma forma muito natural e por ser escrito em cartas para um "amigo" misterioso, acaba envolvendo o leitor muito mais, dando a impressão de que as cartas são escritas para nós. 
Foi interessante ler a história do Charlie, porque eu me identifiquei muuuito com o personagem, levando em conta que sempre fui um pouco "invisível".


O livro conta a história de um garoto, Charlie, que é um garoto diferente, muito quieto, observador e com alguns traumas. Como ja falei, é todo escrito em cartas para alguém que ele não diz quem é e começa as cartas dizendo "Querido Amigo, ...". No começo ele fala que está feliz em escrever para alguém e diz que não vai enviar as cartas com endereço, porque não quer que o receptor saiba quem ele é e não julgue a ele ou qualquer outra pessoa citada.


É um livro que aborda muitos assuntos polêmicos como homossexualidade, violência, sexo, abuso, suicídio, entre tantos outros, mas o altor escreve de um jeito simples e te faz encarar com naturalidade. Mas, acho que a cima de tudo, o livro fala sobre amizade inocente. Foi ai uma parte que eu me identifiquei muito. Nunca tive muita facilidade em fazer amigos, e ver a dificuldade do Charlie com esse tema me fez compreende-lo muito mais fácil. 
Houveram momento em que eu rí, em que eu fiquei triste, em que eu compreendi, em que eu fiquei confusa, mas um dos momentos mais emocionantes foi *SPOILER* quando o professor Bill conversou com o Charlie e disse que ele era a pessoa mais inteligente e especial que ele conheceu. Quase chorei nessa parte. O final do livro também me deixou com olhos marejados, porem de um jeito um pouco angustiante.


O livro é cheio de referencias a outros livros, músicas e filmes no decorrer da história, o que eu achei muito legal, porque ele te ajuda a se situar. Confesso que conhecia pouca coisa das referencias, mas foi bom conhecer!

A publicação é da Editora Rocco, tem folhas brancas e é muito bem diagramado. É dividido em 4 partes e escrito totalmente em cartas. É diferente do que eu imaginava, mas não me decepcionou em nenhum momento. A história é boa, divertida e envolvente. xD

Meu óculos vintage que foi da minha mãe e encaixa perfeitamente no meu rosto, pena que não preciso de óculos!

Quem ai já leu? Me conta o que achou!
Ainda não vi o filme, quando ver, se me fizer ter alguma opinião relevante, volto aqui e atualizo esse post!

Alguém ai tem Skoob? Me segue la!
Beijos e obrigada por tudo! =*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...